quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mousse de chocolate sem açúcar adicionado

Ingredientes:
200g de chocolate em barra Nestlé
80g de manteiga vaqueiro
6 ovos

Preparação

Passo 1: Comece por bater as claras em castelo. Reserve.
Passo 2: Em banho-maria, derreta a manteiga com o chocolate partido aos bocadinhos, mexendo sempre.
Passo 3: Bata um pouco as gemas e deite o chocolate derretido sobre as mesmas, mexendo vigorosamente.
Passo 4: Com uma vara de arames, envolva as claras em castelo no preparado anterior. Leve ao frigorífico e sirva decorado a gosto.





Explicação cientifica…

O chocolate que utilizamos é composto por:
  • Partículas de pó de cacau;
  • Manteiga de cacau.

A manteiga de cacau dá sabor ao chocolate e é a responsável pelo seu ponto de fusão. O ponto de fusão designa a temperatura à qual o chocolate passa do estado sólido para o estado liquido.

Qual é o ponto de fusão do chocolate?
O chocolate funde a 37ºC, aproximadamente. Esta temperatura corresponde à temperatura do corpo humano, por isso sempre que comemos chocolate ele derrete-se na boca.

Passo 2: Ao derreter o chocolate em banho-maria, é necessário ter em atenção a temperatura alcançada. A água do banho-maria nunca deve ferver para que o chocolate nunca ultrapasse os 55ºC. A esta temperatura, o chocolate separa-se em manteiga de cacau e em partículas de cacau queimadas, dando origem a um chocolate impróprio para consumo. Este processo designa-se por processo irreversível, ou seja, já não conseguimos voltar a unir as partículas de pó de cacau com a manteiga de cacau.

Passo 3: Antes de juntar as gemas à mistura anterior, estas devem ser batidas para incorporar ar na mousse e deste modo dar-lhe uma consistência mais cremosa. Ao fazer a incorporação, deve-se mexer vigorosamente para que as gemas não cozam e para evitar que se obtenham partículas de chocolate sólidas, caso as gemas estejam frias.

Passo 4: Devem envolver-se as claras na mistura com uma vara de arames e com muito cuidado. Este processo tem de ser feito com bastante cuidado para que as claras em castelo não percam as bolhas de ar que as constituem. As claras em castelo definem-se como uma espuma – dispersão de bolhas de ar num líquido – estável.

Depois da mousse preparada é só coloca-la no frigorífico para que a manteiga de cacau volte a solidificar, estabilizando desta forma a espuma das claras.

Sem comentários:

Enviar um comentário