Ingredientes:
200g de chocolate em barra Nestlé
80g de manteiga vaqueiro
6 ovos
Preparação
Passo 1: Comece por bater as claras em castelo. Reserve.
Passo 2: Em banho-maria, derreta a manteiga com o chocolate partido aos bocadinhos, mexendo sempre.
Passo 3: Bata um pouco as gemas e deite o chocolate derretido sobre as mesmas, mexendo vigorosamente.
Passo 4: Com uma vara de arames, envolva as claras em castelo no preparado anterior. Leve ao frigorífico e sirva decorado a gosto.
Explicação cientifica…
O chocolate que utilizamos é composto por:
- Partículas de pó de cacau;
- Manteiga de cacau.
A manteiga de cacau dá sabor ao chocolate e é a responsável pelo seu ponto de fusão. O ponto de fusão designa a temperatura à qual o chocolate passa do estado sólido para o estado liquido.
Qual é o ponto de fusão do chocolate?
O chocolate funde a 37ºC, aproximadamente. Esta temperatura corresponde à temperatura do corpo humano, por isso sempre que comemos chocolate ele derrete-se na boca.
Passo 2: Ao derreter o chocolate em banho-maria, é necessário ter em atenção a temperatura alcançada. A água do banho-maria nunca deve ferver para que o chocolate nunca ultrapasse os 55ºC. A esta temperatura, o chocolate separa-se em manteiga de cacau e em partículas de cacau queimadas, dando origem a um chocolate impróprio para consumo. Este processo designa-se por processo irreversível, ou seja, já não conseguimos voltar a unir as partículas de pó de cacau com a manteiga de cacau.
Passo 3: Antes de juntar as gemas à mistura anterior, estas devem ser batidas para incorporar ar na mousse e deste modo dar-lhe uma consistência mais cremosa. Ao fazer a incorporação, deve-se mexer vigorosamente para que as gemas não cozam e para evitar que se obtenham partículas de chocolate sólidas, caso as gemas estejam frias.
Depois da mousse preparada é só coloca-la no frigorífico para que a manteiga de cacau volte a solidificar, estabilizando desta forma a espuma das claras.
Sem comentários:
Enviar um comentário