quarta-feira, 20 de junho de 2012

Qual a diferença entre doce e geleia?

A principal diferença entre o doce e a geleia é:


Com base no esquema acima representado, facilmente se conclui que o doce é a versão mais concentrada da geleia.
Na confecção do doce utiliza-se uma boa quantidade de fruta, a geleia geralmente é feita de cascas e caroços. Existe uma regra preciosa para que a geleia fique ainda melhor. O fabrico da geleia deve fazer-se com mais de 20% de açúcar pois a sua textura depende da quantidade de açúcar.

Dica: Quando rechear bolos com compota de compra, adicione fruta fresca ao recheio, este ficará com mais sabor e parecerá caseiro.


Receitas:

Doce de tomate

Ingredientes:
1kg de tomate
850g de açúcar
2 paus de canela
1 casca de limão

Preparação:
Passo 1: Lave os tomates, retire-lhes o pé e corte-os em pedaços.
Passo 2: Junte o açúcar, a casca de limão e a canela e leve ao lume até atingir o ponto estrada.
Passo 3: Coloque o doce em frasquinhos esterilizados ou numa travessa e sirva decorado a gosto.


Explicação cientifica…

Passo 1: O tomate é um fruto constituído principalmente por água, embora muitos o considerem um legume. Rico em licopeno – anticancerigeno – é um alimento de baixo teor calórico e com elevando nível de nutrientes.
O licopeno não perde as suas propriedades químicas quando é cozinhado, sendo melhor absorvido pelo nosso organismo. É um poderoso antioxidante. Neutraliza a acção dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e degeneração das células.
A estrutura química do licopeno é constituída por ligações duplas e simples, como se pode observar na figura abaixo:



Fonte: http://dc424.4shared.com/doc/YPiCwaN2/preview.html
possui de massa molar: 536,87 g.mol-1 e é insolúvel em agua.

Passo 2: O ponto de estrada, ou de bola mole, atinge-se quando se passa uma colher sobre o doce e se forma uma estrada em que vemos o fundo do tacho. Este ponto alcança uma temperatura de cerca de 110ºC. É muito importante que mexa o doce com alguma regularidade, para que este não adira ao fundo do tacho.

Na confecção do doce de tomate, pode usar-se açúcar gelificante. Este açúcar contem pectina incorporada, quanto mais quantidade de pectina possuir o açúcar mais consistente o doce ficará. Este tipo de açúcar permite fazer doces ou compotas em menos de cinco minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário